Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Festival das Águas de Mato grosso tem início nesta quinta-feira
Festival das Águas de Mato grosso tem início nesta quinta-feira
07/06/2005 11:21:59
por Coordenadoria de Comunicação Social
"Aguas da Amazônia" será realizado em Alta Floresta-MT

Começa nesta quinta-feira (09.06) a 3ª Edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso “Águas da Amazônia”. Sediado no município de Alta Floresta o encontro promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat reúne comunidades da Amazônia mato-grossense, gestores públicos, estudiosos, pesquisadores e representantes de organização não governamentais de nove estados brasileiros para um grande fórum de discussões sobre os recursos hídricos envolvendo temáticas que se relacionam com a conservação dos recursos naturais como um todo.

O objetivo segundo os coordenadores é promover diálogos abertos que resultem na promoção de políticas públicas em prol da Água e da vida que gira em torno dela, incluindo dentro desta proposta um cenário de discussões sobre a cultura mato-grossense.

Desenvolvido com base no projeto da Unemat “Programa ABC de Mato Grosso- Água, Biodiversidade e Cultura”, o Festival teve início em 2003 com a realização do “Águas do Pantanal”, em Cáceres, que mobilizou cerca 3 mil pessoas. O evento teve continuidade em agosto do ano passado com a realização do “Águas do Araguaia”, em Luciara (1200 km de Cuiabá).

Com a realização do “Águas da Amazônia a Unemat consolida um ciclo de discussão envolvendo as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica; Araguaia -Tocantins e bacia do Prata. Segundo o reitor Taisir Karim o evento resulta num trabalho de integração da Universidade com a comunidade e é fruto da atuação da Unemat no interior do estado de Mato Grosso com sua inserção nas realidades presentes nos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

Programação

Durante os três dias do evento, os participantes terão acesso a uma vasta programação que conta com palestras, mesas redondas, espaços de diálogos, feiras de artesanatos, shows e apresentações culturais, além de 58 atividades entre oficinas e mini-cursos, e espaço áudio visual com sala para projeção de vídeos, exposição de painéis, divulgação de eventos e rádio comunitária.

A abertura prevista para as 19 horas da quinta-feira, em um palco montado junto a praça central do município de Alta Floresta, será marcada pela conferência sobre Água, Biodiversidade e Culturas realizada pelo secretário nacional de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana e pela coordenadora do Programa ABC de Mato Grosso, a professora da Unemat Carolina Joana da Silva. A noite conta ainda com uma feira solidária, com artesanato, comidas e bebidas regionais e produtos orgânicas, com a participação do músico regional Gabriel Navarro e outras apresentações culturais.

Confira programação completa no site www.unemat.br/festaguas


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada